5 melhores destinos brasileiros para o turismo gastronômico

turismo gastronômico - capa 1
Compartilhe com amigos:

Provar sabores e conhecer novos pratos é uma das atividades mais enriquecedoras de uma viagem. Pensando nisso o Turismo Gastronômico cresce constantemente, ainda mais no nosso pais que é rico em diversidade culinária. Sendo assim selecionamos uma lista dos melhores cinco destinos brasileiro para melhor degustar do turismo gastronômico.

Você também pode se interessar em saber sobre os melhores destinos do Nordeste.

Veja também os melhores restaurantes de comida brasileira aqui.

turismo gastronômico

 

Os Melhores Destinos do Turismo Gastronômico

1 – Bahia

culinária baiana tem uma fortíssima influência dos povos que viveram naquela região. Essa herança culinária pode ser vista no uso do azeite de dendê e dos temperos fortes, característicos do povo africano.

O prato mais famoso e amado é sem dúvida o acarajé. Talvez o motivo de principal de ser a rota do viajante em busca do turismo gastronômico seja ele, um bolinho feito à base de feijão fradinho, recheado com camarão, caruru e vatapá.

É possível encontrar o alimento em vários pontos da cidade, mas as baianas mais famosas estão no Largo de Santana, localizado no bairro Rio Vermelho. É conhecido pela animação noturna devido aos bares e restaurantes.

Outros pratos típicos são o bobó de camarão; a moqueca baiana, preparada com camarão, peixe ou frutos do mar em panela de barro; e a mariscada que leva entre outros ingredientes, siri, camarão, azeite de dendê e leite de coco. A culinária local pode ser apreciada em diversos restaurantes por toda a região. 

Turismo Gastronômico - Bahia

2 – Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul é o destino ideal para os amantes de proteína animal. A carne vermelha é um alimento muito consumido no estado, desde a época dos tropeiros. E por isso, os churrascos viraram tradição e são tão conhecidos naquela região pelo Brasil todo, se torando referência no turismo gastronômico. 

Além disso, outros pratos típicos são conhecidos em Porto Alegre, capital do estado, também, como o arroz carreteiro, uma mistura de arroz com carne, polenta, barreado – um prato que é preparado com carne vermelha cozida na panela de barro, misturada com banana amassada e farinha de mandioca, além do famoso chimarrão e o café colonial – costume que começou com os imigrantes colonos e é praticado até hoje pelos gaúchos.

arroz carreteiro gaúcho

3 – Minas Gerais

A culinária mineira é muito famosa pelo brasileiro, quem nunca pensou em pão de queijo ao ouvir falar do estado, né?! Nada muito requintado, Minas oferece o melhor da comida caseira, e uma das cidades mais conhecidas por isso, é Ouro Preto.

Referência cultural, muita história para contar e uma arquitetura colonial importante para o Brasil, Ouro Preto também é procurado por turistas pela sua saborosa gastronomia, e entre os deliciosos pratos, os mais buscados são o: tutu de feijão, o angu – um prato parecido com a polenta, arroz com pequi, uma fruta, frango com quiabo, o pão de queijo que é a marca registrada de Minas Gerais, além dos doces deliciosos, como a goiabada cascão, o bolo de fubá e o doce de leite. Um local maravilhoso para explorar o turismo gastronômico.

pão de queijo e doce de leite

4 -Teresópolis 

Normalmente o Rio de Janeiro não é citado quando se pensa em turismo gastronômico, entretanto Teresópolis localizada na região serrana carioca muda completamente essa visão do turista.

Além de uma  belíssima paisagem, um inverno delicioso e muita natureza ao redor, a cidade também conta com vários festivais gastronômicos, que atraem turistas o ano todo.

São diversos festivais que marcam presença em diferentes datas. Entre eles estão: o Festival de Frutos do Mar, o Terê Fondue – perfeito para quem é louco por doces e chocolates, o Festival ChocoSerra que oferece uma infinidade de tortas, trufas e pães de mel e o Festival Gastronômico de Teresópolis, conhecido pela região Serrana toda.

Festival ChocoSerra

5 – Pará

Um dos estados mais ricos em diversidade de sabores e aroma, o Pará é conhecido mundialmente por seu culinária bem típica, finalizando nossa suculenta lista de 5 melhores destinos brasileiro do turismo gastronômico. 

Além de contar com as famosas frutas como a manga, cupuaçu e o açaí, que são consumidas e desejadas não só pelos brasileiros, como também muda à fora, Belém, capital paraense, também é conhecido pelos suas variedades de pratos excêntricos e pelo grande Mercado Ver-o-Peso, onde encontramos uma grande mistura de cheiros e sabores paraense em um só lugar.

Entre os mais variados pratos, os que mais chamam atenção, tanto de turistas quanto dos belenenses , são: a Maniçoba que é a famosa feijoada preparada com folhas de mandioca e carnes, o pato no tucupi, o caruru paraense, feito com camarões e quiabo, o tacacá, um caldo preparado com goma, jambu e camarão, pimenta de cheiro e o feijão manteiguinha de Santarém.

E claro, o delicioso e famigerado peixe frito com açaí paraense

Maniçoba

 

Vamos viajar para comer bem?!

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas


Compartilhe com amigos: