5 motivos para visitar João Pessoa

joao-pessoa- capa
Compartilhe com amigos:

João Pessoa, capital da Paraíba, é o principal centro financeiro e econômico do estado e um dos melhores destinos para visitar na região Nordeste do Brasil, já que conta com opções de baixo custo de agradáveis e belas praias.

Além disso, a maioria dos pontos turísticos da cidade é de entrada gratuita ou de fácil acesso, o que reduz os custos dos gastos com passeios e também com transporte. Mas a menor capital do Nordeste também oferecer diversas atividades que valem a pena visitar, como o Centro Cultural São Francisco, museus e pontos históricos, como o Farol do Cabo Branco.

Veja também as melhores hospedagens de João Pessoa.

Durante a noite, as praias do Picãozinho, Manaíra, Tambaú, Jacaré e Cabo Branco são procuradas por quem quer passear pelo enorme calçadão ou ouvir música ao vivo enquanto está tomando um drink em uma das barracas com música ao vivo. Além de tudo isso, a culinária da região é um atrativo a parte: o cardápio é repleto de carne de sol, feijão-verde, galinha caipira, sarapatel, além das delicias doces da região, como pamonha, tapioca e queijo coalho com mel.

Você pode se interessar em saber mais sobre Campina Grande.

joão-pessoa-texto 1

O que fazer em João Pessoa

1 – Praia de Cabo Branco

Cabo Branco, forma a orla urbana central de João Pessoa, a qual está em frente à principal zona hoteleira. Seu calçadão é bem-servido de quiosques que funcionam como bares e restaurantes. As barracas desmontáveis próximas à água alugam cadeiras e guarda-sóis e também servem bebidas.

Todas as manhãs, entre 5h e 8h, a avenida é fechada para caminhantes, ciclistas e patinadores.

Do canto esquerdo da praia, ou seja, Tambaú, saem os catamarãs para as piscinas naturais de Picãozinho (e também alguns catamarãs para as piscinas naturais do Seixas).

Os quiosques também abrem à noite, e oferecem de tudo: fast-food, pizza, frutos do mar, churrasco, bebidas. A diversão é garantida!

Praia de Cabo Branco

 

2- Pôr do sol na Praia do Jacaré

É o passeio mais famoso de João Pessoa. E com razão. Em 2001, o músico Jurandy do Sax começou a acompanhar o pôr do sol tocando o Bolero de Ravel em cima de um barquinho em frente a seu bar à beira do rio Paraíba. O sucesso foi automático, e pouco tempo depois o show passou a ser transmitido para os alto-falantes de todos os bares, instalados em decks sobre palafitas. Não demorou para que junto aos bares se formasse um centrinho comercial com lojas de artesanato, souvenirs e moda praia.

Os barcos vendem bebidas e também incluem um momento forró, antes ou depois do pôr do sol, que acontece por volta das 17h. (Se o Jurandy vem ao barco antes do Bolero, o forró acontece depois; se Jurandy só sobe depois do pôr do sol, o forró é antes.)

O passeio pode ser contratado no local por R$ 35. Agendas vendem o passeio com trânsfer dos hotéis. Se não tiver comprado seu passeio com antecedência, apareça cedo, porque os barcos podem lotar.

Praia do Jacaré

3 – Centro Histórico

João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada em 1585, João Pessoa já se chamou Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Friederickstadt e Cidade da Parahyba, antes de receber seu nome definitivo, em 1930, em homenagem ao então presidente da Paraíba que foi assassinado no Recife, num dos acontecimentos que precipitaram a Revolução de 30.

João Pessoa foi se expandindo, saindo da colina debruçada no Rio Sanhauá onde foi fundada, em direção ao mar, que hoje é a única região conhecida pela maioria dos turistas.

centro historico de joao pessoa

4 – Casa do Artista Popular

A Casa do Artista Popular fica numa casa bonita do centro de João Pessoa e é legal para quem aprecia arte e quer conhecer mais de perto o artesanato local. O lugar funciona de forma parecida com um museu, expondo obras de artistas paraibanos sem vendê-las.

Cada obra informa alguns dados, como o nome do artista e o tipo de técnica utilizada. 
Entre as peças expostas estão objetos esculpidos em madeira ou barro, tecidos bordados, jarros e quadros.

Casa do Artista Popular

5 – Feirinha de Tambaú

A Feirinha de Tambaú é um lugar bastante procurado por quem deseja voltar para casa com algumas lembranças do artesanato regional, além disso, é o centro do burburinho e um ponto de encontro entre turistas e moradores locais.

Toda a região da feirinha é bastante movimentada durante a noite e em seus arredores estão alguns restaurantes e bares considerados os melhores da cidade.

Feirinha de Tambaú

 

Vamos conhecer João Pessoa?

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas


Compartilhe com amigos: