A Escadaria Selaron, um dos pontos turísticos mais alternativos no Rio de Janeiro

Escadaria Selaron - capa
Compartilhe com amigos:

A Escadaria Selaron é definitivamente um dos atuais pontos turísticos do Rio de Janeiro mais procurados pelos turistas em busca da foto mais descolada e perfeita. O ponto turísticos é localizada entre o bairro Santa Teresa e o Largo da Lapa.

O nome é um homenagem ao criador da escadaria, o chileno e artista plástico Jorge Selaron.

Jorge Selarón, foi um artista chileno que nasceu na década de 40 e um viajante do mundo com habilidades de pintura e cerâmica, o qual percorreu por tudo mundo cruzando três continentes.

Sua estadia no estado cariosa em 1983, o celebre artista se apaixonou pela cidade maravilhosa, onde criou a maravilhosa escadaria Selaron.

Veja também, outros pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Escadaria Selaron - jorge selaron

Entenda a beleza da Escadaria Selaron

Os azulejos foram colocados em toda a escadaria em forma de mosaico. Os painéis foram criados com azulejos de diversos cantos do Brasil e do mundo.

Ao subir as escadas, no bairro de Santa Tereza, há várias opções de entretenimento, como bares, restaurantes, entre muitos outros lugares.

Escadaria Selaron - texto 4

A escadaria começou a tomar forma em 1990 quando Jorge iniciou renovar os degraus de sua casa adicionando azulejos das cores da bandeira brasileira. O que foi muito celebrado pelo time de futebol brasileiro da Copa do Mundo, em 1994.

O projeto se inciou como um passatempo, até que o artista ficou viciado no mesmo. Para se manter e também continuar o projeto, vendia pinturas nas escadarias e assim fez ate finalizar o belo ponto turístico.

Escadaria Selaron - texto 2

Quando visitar a Escadaria Selarón

O local é perfeito para visitação durante o ano inteiro, porém é aconselhável que seja feito o percurso durante o dia quando o movimento é mais frenético.

A Escadaria Selarón é próxima aos Arcos da Lapa. Ao ir de transporte público, o turista vai de metrô até a estação da Cinelândia, ou de ônibus até a rua Mem de Sá, e prosseguindo caminhando até o local.

Escadaria Selarón e sua volta ao mundo

Pelo seus vários degraus é possível verificar várias peças do mundo que Jorge Selarón trouxe por suas viagens durante suas viagens pelo globo terrestre.

Escadaria Selaron - texto 3

Consolidação da Escadaria Selarón

O artista faleceu no ano de 2013, o qual já passava por momentos de depressão e não conseguiu finalizar o seu projeto.

Porém em 2005 o local já havia sido tombado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a qual prosseguiu e manteve a manutenção do revestimento e a decoração artística da escadaria.

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas


Compartilhe com amigos: