Canela, uma formosa cidade da Serra Gaúcha

Canela - capa
Compartilhe com amigos:

Canela está situada na Serra Gaúcha quase colada a Gramado no estado do Rio Grande do Sul. Há apenas menos de 10 km da capital, Canela se torna um ótimo destino para o viajante que quer espairecer sem ter rodar muito na estrada.

Canela é um município com arquitetura típica e gastronomia da época da colonização europeia. Na culinária o local oferece pratos bem típicos, tal como torta de maçã, vinhos e cervejas com gosto bem alemão.

canela - texto

Além de abrigar a mais alta cascata do Rio Grande do Sul, dentro do Parque do Caracol, é cercada de flores em jardins bucólicos, matas nativas, morros e vales. Na gastronomia, o tradicional churrasco, o fondue e o chocolate caseiro são especialidades que agradam os turistas.

Tranquila, Canela é uma cidade ideal para famílias e casais que querem descansar e apreciar as belezas naturais da vida.

Veja mais sobre Canela

Como chegar em Canela

De avião há duas rotas principais, pelo aeroporto de Porto Alegre ou pelo aeroporto de Caxias do Sul que é a cidade mais próxima de Canela. Seja por qual o turista optar desembargar o restante da viagem é realizada via terrestre, sendo por carro, táxi, transfer ou ônibus. Há ótimo serviços de aluguel de carro na região. O serviço de transfer é contratado através de agências de turismo e pode ser privado ou regular.
Dúvidas de onde se hospedar na região, confira aqui as melhores opções

canela - texto 2

Conheça Antonina, um belo lugar no Paraná.

Castelinho Caracol

O local de arquitetura rústica foi erguida em 1913, utilizando apenas madeiras encaixadas, isso mesmo não há pregos na obra. Funciona como museu da Cidade de Canela, o qual guarda a mobília, os utensílios e as ferramentas dos antigos donos, de origem alemã.
O espaço ainda proporciona uma charmosa loja de artesanato e uma casa de chá onde é servido o mais famoso apfelstrudel da região, preparado em um fogão a lenha de mais de 90 anos. Mais recheada que a versão original alemã, a generosa fatia vem acompanhada de creme de nata ou de sorvete de creme, além de uma xícara de chá de maçã.  Um delírio gastronômico
castelinho-caracol-canela
Eco Parque Sperry

Localizado a dez quilômetros do centro de Canela, o Eco Parque Sperry possui 20 hectares em meio à Mata Atlântica.As águas nascentes do parque formam lindas cascatas, cachoeiras e cânions (vales profundos com encostas quase verticais).

Ao caminhar entre as trilhas do parque, o turista irá encontrar alguns animais que habitam no parque: Tatus, Cutias, Macaco Bugio, Coatis, Lobo guará, além de inúmeras espécies de aves. As trilhas possuem placas que facilitam na interpretação da natureza.

Para que seja possível admirar as cachoeiras e cascatas, foram construídos dois mirantes, um no final da Trilha do Trombão com vista frontal para Cascata do Trombão e o Mirante da Cascata da Usina, localizado ao final da Trilha do Poço, com vista para parte superior da Cachoeira da Usina.

ECOPARQUE SPERRY

Parque do Pinheiro Grosso
O parque foi reinaugurado em meados de 2011 e tem como atrativo principal a araucária que deu nome ao espaço. Com mais de 700 anos, o “pinheiro grosso” tem quase 50 metros de altura. São 2,75 metros de diâmetro e 7,5 metros de circunferência – medidos a 1,2m da raiz. Para finalizar um círculo em volta da árvore, são necessárias cerca de 12 pessoas. O parque conta ainda com passarela, deck de observação e trilhas, além do Museu da Araucária.
O pinheiro gigante tem uma história curiosa, pois é um sobrevivente do ciclo madeireiro da região (época em que todos os pinheiros de grande porte eram cortados para produção de madeira). Foi um pinheiro rejeitado por não ser madeirável devido às bifurcações do tronco. Sorte do turista que pode desfrutar do parque com sua principal atração.
Seu Horário de funcionamento:
De Segunda a Sexta das 8h45min às 17h45min.
Sábados, Domingos e Feriados das 8h45min às 18h
Parque do Pinheiro Grosso
Na próxima viagem, vamos para Canela?
Comentários Facebook

Postagens Relacionadas


Compartilhe com amigos: