Chapada dos Veadeiros, melhor parque nacional de Goiás

chapada-dos-veadeiros- capa
Compartilhe com amigos:

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos mais belos e preservado de Goiás e do Brasil.

O Parque protege uma área aproximada de 240.611 hectares e está inserido no bioma Cerrado. A Chapada dos Veadeiros constitui em diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, e ainda conta com paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local.

Confira também o site oficial do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Chapada dos Veadeiros foi declarada como Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Nada mais justo, uma vez que além daconservação da biodiversidade e geodiversidade, o Parque Nacional tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

As caminhadas e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada em uma viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.

Você também pode se interessar em ler sobre Canoa Quebrada no Ceará. 

Chapada dos Veadeiros - texto 1

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Trilha da Seriema

É ideal para idosos e crianças. Uma trilha de 800 metros ida e volta, bem plana e toda marcada, te leva ao córrego rodoviarinha, onde possível tomar banho na época de chuvas. Em compensação, a Trilha das Setes Quedas é só para os mais aventureiros mesmo. Uma travessia de 23,5 km que pode ser percorrida em dois ou três dias. Esse passeio só ocorre na época de estiagem e é necessário fazer reservas. Para mais informações veja o site do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Trilha da Seriema

 

Trilha dos Cânions (sete vermelhas)

Composto por 12 quilômetros com poucas inclinações e o solo é bem arenoso, com pedras pelo caminho. A dificuldade, na minha opinião, ficou na distância percorrida com sol forte na cabeça.

A rota inclui o Cânion II e a Cachoeira da Carioca, e as duas só se aproximam depois de 5 Km de trilha, quando você escolhe para que lado ir em uma bifurcação. Mesmo chegando muito cedo – nós abrimos o parque às 8 da manhã – o sol vai castigando ao longo do percurso, principalmente na volta.

Trilha dos Cânions (sete vermelhas)

Catarata dos Couros

Possui uma das cachoeiras mais impressionantes entre as opções de o que fazer na Chapada dos Veadeiros, um visual de tirar o fôlego. Além disso, proporciona diferentes tipos de experiência: há poços mais profundos, para os mais aventureiros que curtem fazer jump e outros mais rasos para quem não sabe nadar.

 

Catarata dos Couros

 

Vamos conhecer a Chapada dos Veraneios?

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas


Compartilhe com amigos: