Conheça a bela Ilha de Algodoal no interior do Pará

algodoal - capa
Compartilhe com amigos:

Algodoal é daquelas ilhas quase paradisíacas com um potencial vasto e maravilhosa por natureza. A pequena ilha é muito conhecida pelos jovens paraenses que vão ao seu encontro em feriadões, principalmente no réveillon, onde é muito comum ver acampamentos pelas suas praias formosas.

Mas antes de conhecermos todas as maravilhas de Algodoal, vejas os melhores destinos do Marajó.

algodoal - 1

 

Sobre Algodoal

A ilha é daquelas que faz o turista vai para se desconectar totalmente do mundo, uma vez que a energia elétrica só chegou em 2005 e a internet só se faz presente em pontos bem específicos de sua extensão. Tal como é proibido o trafego de carros e motos, uma vez que nem asfalto temos, uma vila bem simples, porém charmosa que ganhou este nome pela planta residente do local: algodão de seda.

Para chegar a Algodoal, o acesso é realizado via barco saindo da cidade de Marudá em uma viagem de quase 40 minutos onde começa a aventura, pois se a maré tiver alta, teremos um percurso bem agitado e emocionante, mas nada que faça desistir.

Onde Ficar

Algodoal é nacionalmente conhecida por seus acampamentos a beira mar por jovens turistas ou por viajantes que preferem uma experiência mais natural possível. Entretanto há várias outras opções para todos bolsos. Uma dos melhores opções é o Chalé do Paulista, que tem quarto até para quatro pessoas, piscina, varanda e café da manhã.

Vale ressaltar que na alta temporada, reservar uma hospedagem se faz necessário até meses antes da data, como Réveillon.

O que fazer 

Lago da Princesa

O Lago da Princesa é banhado de água doce e cor escura que fica entre as dunas. O passeio até o lago pode ser feito por uma trilha entre as dunas, ou de charrete até um ponto mais próximo. 

Um ótimo ponto refrescante.

algodoal - lago da princesa

Praia da Princesa

A Praia mais famosa e procurada da vila. Com uma água é bem limpa e clara, com tom esverdeado, e a temperatura ideal para banho. Na alta temporada muitos bares funcionam e oferecem refeições, bebidas e tira gosto. Quando a maré seca é possível ir andando da vila até a praia, mas quando a maré sobe, quem não quer ir andando, pode pegar uma charrete  pra levar da vila até a praia.

Ah! quando a maré sobe é preciso atravessar pro lado da praia de canoa e custa R$2,00 por pessoa. A praia é realmente linda e quando a maré desce no fim da tarde, dá pra voltar caminhando pra vila e admirar o pôr do sol que diga-se de passagem é lindíssimo na região.

algodoal - praia da princesa

Canal até Furo Velho

Quando a maré subir, saiba que esse é uma ótima opção de passeio é o passeio de canoa pelo Canal até Furo Velho, o guia vai remando bem devagar para que se possa fotografar os pássaros, os mangues, o caranguejos, as plantas. Nesse passeio é possível ver os Guarás, pássaros da região que têm cor vermelho sangue e são bem lindos.

algodoal - Canal até Furo VelhoOs guarás são vermelhões desse jeito porque comem um tipo de caranguejo que dão essa cor a eles. 

 

Comentários Facebook

Compartilhe com amigos: