Conheça a Ilha do Marajó, um dos destinos mais lindos do Pará

ilha do marajó
Compartilhe com amigos:

A Ilha do Marajó é um dos pontos turísticos mais visitados do estado do Pará e um dos mais importantes da região Norte do Brasil.

Considerado como a maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, a Ilha do Marajó é conhecida internacionalmente por sua população de búfalos, praticamente mascote da região.


A ilha é composta pelas seguintes cidades: Afuá, Anajás, Breves, Chaves, Cachoeira do Arari, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure. Sendo Soure e Salvaterra as cidades destaque e mais procuradas pelos turistas.

ilha do marajó - búfalos

Aproveite a viagem e conheça  o maior mercado da América Latina.

Quando ir a Ilha do Marajó

A região amazônica não possui estações do ano, o mais próximo visto por lá é período chuvoso e o de seca, como estamos falando da amazônia, praticamente chove o ano inteiro, entretanto de junho a janeiro se pode ter um melhor aproveitamento da Ilha, pois é considerado seu “inverno”, sendo assim o turista não sofrerá com o forte calor característico do local e não enfrentará alagamentos por conta das chuvas.

Como chegar a ilha do Marajó

Primeiramente será necessário chegar a capital do estado do Pará, Belém para depois seguir a viagem ao Marajó que pode ser feita via avião ou barco.
De avião o turista vai desembargar na cidade de Soure, o interessante que a viagem é feita via monomotor turboélice, ou seja, a aventura já começa antes de chegar no destino final.


De barco, tem duas opções, a viagem expressa que demora em torno de 2 horas ou de balsa para as pessoas que vão de veículo próprio. A de barco tem como destino também Soure e a de balsa o Porto de Camará, Salvaterra, sendo essa opção uma pouco mais demorada, com no mínimo 3 horas de viagem.


Nas cidades da Ilha do Marajó, as formas de transporte são diversas, tendo como o mototáxi a mais utilizada. Tal como a opção de alugar carro o que torna mais barato, econômico e prático sua viagem.

O que fazer na Ilha do Marajó

Praia do pesqueiro

Uma das praias mais importantes de Soure, a praia do pesqueiro é cartão postal da cidade e da Ilha do Marajó.

Nessa praia além de contar com uma bela infraestrutura turística que oferece boas opções gastronômicas, de hospedagem e lazer é possível se conectar com o lado mais rústico da viagem. Os búfalos andam próximos e o turista pode contemplar sua beleza ou até passear com eles, com auxílio de moradores. Lembrando que eles são os nativos do lugar e o viajante precisa respeitar seus momentos mais intensos, caso ele não queria contato humano naquele momento.

 

Ilha do Marajó - Praia do pesqueiro

Praia de Joanes

A única praia da Vila de Joanes em Salvaterra é uma ótima opção com valor histórico, pois ainda mantem ruínas do período da colônia do Brasil.

Ideal para passar um dia relaxante, com amigos ou família, para tomar uma água de coco ou cerveja, e claro pedir um peixe frito na hora com um belo açaí grosso, o acaí paraense, no caso.

ilha do marajó - praia de joanes

Fazenda São Jerônimo

Um dos passeios diferentes na Ilha do Marajó pertence a Fazenda São Jerônimo que conta com leque bem interessante para os amantes do ecoturismo.

A fazenda oferece trilhas dos mais diferentes níveis de dificuldade e  passeio de canoa pelo Igarapé do Tucumanduba.

O percurso começa por uma trilha de madeira que atravessa um mangue, seguindo uma caminho aos redores da fazenda via búfalo, exatamente, montado no búfalo. Além de internamente ter várias atividades variando de acordo com o pacote desejado.

ilha do marajó - Passeio na Fazenda São Jerônimo

Não deixe ir de passar pelo centro de qualquer cidade da Ilha do Marajó e conhecer as maravilhas das cerâmicas marajoara, produto totalmente artesanal e único. Fonte de renda de muita família das regiões, adquirir os produtos é uma forma de ajudar as mesmas e levar consigo uma lembrança de uma viagem marcante.

ilha do marajó - cerâmica marajoara

 

Vamos conhecer a Ilha do Marajó no próximo feriadão?

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas


Compartilhe com amigos: