Tiradentes, uma cidade histórica e encantadora

Tiradentes, uma cidade histórica e encantadora 1
Compartilhe com amigos:

Tiradentes é uma típica cidade do interior de Minas Gerais, e quando o visitante chega na região pela primeira vez, logo percebe que o município é bem pacato.

Outra diferença que se nota, é que a cidade tem aquele estilo antigo, até as ruas continuam da mesma forma de centenas de anos atrás, pois as ruas foram feitas de pedras, e hoje em dia elas estão um pouco irregulares, por isso atenção, no momento em que estiver caminhando pelas ruas da cidade.

Tiradentes é bem montanhosa, então não estranhe se você se deparar com muitas subidas e decidas pela cidade.

Para quem é religioso, não vai ter dificuldades em encontrar igrejas pela cidade, pois ela tem várias, inclusive uma delas é a Igreja Matriz de Santo Antônio, cujo, logo abaixo, vamos falar um pouco mais sobre ela.

Quando estamos andando por Tiradentes, percebemos realmente que estamos em Minas Gerais, porque em vários pontos da cidade, onde podemos sentir aquele maravilhoso cheirinho de café quentinho coado na hora, juntamente com aquele delicioso pão de queijo, cardápio perfeito para começar o dia.

Devido a cidade ser bem pequena, com mais ou menos 7 mil habitantes, você pode conhecer praticamente tudo que a cidade oferece, em menos de uma semana, e o melhor de tudo, é que você pode conferir tudinho a pé.

Se você quiser saber mais informações a respeito da cidade de Tiradentes, continue lendo essa matéria que nós da Trip Viagem preparamos especialmente para vocês.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes

A Igreja Matriz de Santo Antônio, é a maior e a mais famosa igreja de Tiradentes, principalmente pelo fato dela ser uma igreja muito antiga.

Mas ela não é a única, existem outras como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade.

Você não pode deixar de conhecer essas igrejas, ainda que você não seja uma pessoa cristã, pois vale a pena conhecer mais sobre a história da cidade.

Além das igrejas que acabamos de citar, existem outras capelas que além de antigas, são bem conhecidas também, como a Capela Nossa Senhora das Mercês, Capela Bom Jesus da Pobreza, entre outras. Verifique sempre a disponibilidade da igreja em receber visitações, pois cada uma tem o seu horário de funcionamento.

Centro de Tiradentes

Largo das Forras em Tiradentes

O centro da cidade de Tiradentes, é pequeno também, logo se você procurar por lugares modernos, lojas famosas, pode esquecer.

A cidade é bem simples, e você encontra apenas o básico para a sua sobrevivência, assim como a dos moradores, porque Tiradentes está praticamente a mesma coisa desde o início do século passado, e pouca coisa mudou de lá para cá.

A parte central de Tiradentes, é composta por 3 ruas apenas, são elas a Rua Padre Toledo, a Rua Direita e a Rua Ministro Gabriel Passos.

Não deixe de dar uma passada na praça central que tem o nome de Largo das Forras.

Comida mineira

Tiradentes, uma cidade histórica e encantadora 2

Se você busca uma comida de qualidade e saborosa, pode ter a absoluta certeza de que a comida mineira é tudo isso, e na cidade de Tiradentes você encontra diversos restaurantes que dispõe dessas delícias.

Muitos restaurantes da cidade histórica, realiza o preparo da comida, em fogão a lenha, o que acaba deixando a comida mais saborosa ainda, além de ser um a característica local que sobrevive a séculos.

Entre os pratos típicos que se pode encontrar, é o feijão – tropeiro, uma variedade tremenda de carnes suínas como o torresmo por exemplo, receitas feitas com frango, entre outros.

Sim os ingredientes que citamos, é comum de ser encontrado no restante do Brasil, mas só quem tem a oportunidade de experimentar a comida mineira, é que percebe uma grande diferença gastronômica.

Não deixe de provar os doces típicos da região, como o cajuzinho por exemplo.

 

Passeio de Maria Fumaça

Passeio de Maria Fumaça em Tiradentes

Esse atrativo em Tiradentes, pode ser bem divertido, além é claro de ser bastante histórico, é a realização de passeios de Maria – Fumaça, ao todo são três que saem da estação e vão para destinos diferentes.

As cidades que você pode visitar com as Marias – Fumaça, são os municípios de Soledade de Minas, Coronel Fulgêncio, São Lourenço, Ouro Preto, Passa Quatro e São João Del Rei, Mariana, Belo Horizonte e Vitória no Espírito Santo.

Mas vale ressaltar que acabamos de informar as cidades em que as Marias – Fumaça passam, de Tiradentes você terá que pegar o trem até São João Del Rei, e de lá pegar um outro trem que vai para um outro destino mais longe.

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas


Compartilhe com amigos: